Carregando...

PERGUNTAS FREQUENTES

Isabel Leite
O que é Design de Interiores?
O design de interiores, é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes, como; projetos de salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos e fachadas.

Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. Realiza alterações no layout, harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, trabalhar gesso, materiais, acabamentos, troca de piso ou revestimento de paredes, iluminação e projeta móveis, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Tudo o que for necessário para que o projeto seja inovador, contemporâneo e correto dentro das Normas Técnicas.

Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Aliada às informações obtidas junto ao cliente através de entrevistas e briefing, inicia-se a execução do projeto, podendo ser simplesmente ajustes de usuários/uso ou alterações gerais dos espaços, propondo novas aberturas e/ou fechamentos.

Quais as Vantagens na Contratação?

O profissional em Design de Interiores; Faz um estudo prévio da casa e do lifestyle dos seus proprietários para enquadrar na proposta que apresentará, gerando um projeto único e personalizado.

Tem largos conhecimentos e experiência em todo o tipo de matéria relacionada com o design de interiores – desde o aproveitamento de espaço, escolha de cores, tipo de tintas, têxteis, padrões, texturas, à disposição de mobília, conjugação de todas as peças, melhor tipo de iluminação, criação de ambientes temáticos, etc. Isso gera economia ao cliente, pois evita desperdícios ou compra de material errado.

Economia com o Planejamento, (colocar no papel tudo o que será realizado permite prever futuros problemas e corrigi-los, permite ver como ficará em planta, elevação e perspectivas o que se imaginou e assim descobrir se o resultado será o esperado, antes de se iniciar a obra);

Analisa e trabalha todos os projetos não só de um ponto de vista estético, mas também em termos práticos e funcionais, ou seja, o projeto não basta ser bonito, mas é preciso ser também eficiente.

Conhecem e têm muitas parcerias com outros profissionais da área da decoração: eletricistas, pintores, marceneiros, fábricas de revenda, etc, que pode revelar-se muito vantajoso para os clientes. A contratação de mão de obra qualificada, de confiança é essencial para o andamento do Projeto

.

Será uma experiência menos desgastante ao cliente, pois terá um profissional a tratar e alidar com todas as outras pessoas necessárias ao projeto, ou seja, não tem que se preocupar em encomendar o sofá ou supervisionar a obra.

São peritos em trabalhar dentro do orçamento pré-estabelecido pelo cliente, ou seja, o projeto é executado mediante planilha financeira previamente autorizada pelo cliente.

Quantas vezes você pretende construir/reformar? Por quanto tempo o que você está planejando irá durar? Um profissional de Design de Interior que estudou durante anos e que trabalha na área tem uma visão ampla de conceitos e conhecimentos que aumentam as chances de se obter o resultado almejado, buscando soluções econômicas e sustentáveis.

Sempre atentos às atuais tendências do mercado e devido à sua experiência, podem sugerir ideias inovadoras e sobre as quais nunca teria pensado.

Pode ajudar duas pessoas a chegarem a um consenso relativamente a divergências sobre como decorar o que.

Quando contratar um Designer de Interiores?
Na compra de uma casa, apartamento, escritório ou loja, ou mesmo se já está morado ou trabalhando no local. Quando se trata de um imóvel novo, o Projeto de Design de Interior pode ser iniciado mesmo antes da entrega das chaves, mediante planta baixa fornecida pela Construtora.

Se está reformando ou construindo e pretende que sua a casa tenha uma aparência mais moderna. Quando quer simplesmente mudar a aparência dos ambientes que você mora ou trabalha, pode-se optar pelo Design de todos os ambientes ou somente de um. Em qualquer situação a contratação de um Designer de Interior será muito útil.

O Designer de Interiores pode trabalhar junto com um Engenheiro civil?
Sim, em duas hipóteses
 
: a-) Se além de construir a estrutura da residência ou comércio com um Engenheiro, desejar também o projeto de Design de Interior. O ideal seria o Designer fazer um estudo do layout interno antes de levantar as paredes.
 
b-) O designer de interiores pode contratar uma empresa de engenharia, para um serviços específico, como por exemplo remoção de uma parede estrutural.
Qual a diferença entre um Designer de Interiores e um Arquiteto?
Designer é o profissional que harmoniza determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. O tempo estimado para a formação de um Designer de Interiores é em média de 3 anos, mais cursos livres opcionais na área.

Para mais informações sobre grade curricular de Design de Interiores: www.escola-panamericana.com.br/escola/cursos/detalhe/

A formação de arquiteto consiste em projetar e coordenar a construção ou a reforma estrutural. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. O curso de arquitetura dura 5 anos, e não contempla a discilplina Design de Interiores dentro da grade curricular, para que o arquiteto possa atuar como designer, o ideal seria a especialização na Área, obtendo assim uma pós em Design de Inteiores.

Para mais informações sobre grade curricular - arquitetura : www.usp.br/fau/disciplinas/gradecurricular.html

O que é uma planta baixa no projeto de Design de Interiores?
Trata-se da vizualização da disposição dos móveis e itens decorativos no ambiente.
O que são cortes e elevações no projeto de Design de Interiores?
São vistas 2D dos ambientes especificando medidas e detalhes. Trata de uma linguagem para os fornecedores/prestadores de serviços.
Por que devo contratar um Designer de Interiores e não ir direto a um Marceneiro ou uma loja de modulado?
Trata-se da vizualização da disposição dos móveis e itens decorativos no ambiente.
O que são cortes e elevações no projeto de Design de Interiores?
O marceneiro atrela-se a projeção do móvel da maneira mais simples e prática, sem a especificação de muitos detalhes, trata-se de um técnico de execução, quem produz o mobiliário, ele não se atem as questões criativas. Ele faz o móvel de qualquer projeto, porém não é habilitado para a criação artística. A loja de planejados se limita as suas próprias peças moduladas, se há um projeto sob medida fora das medidas padrão, a peça modulada não servirá ou até mesmo, poderá vir com uma adaptação esteticamente prejudicada. Os vendedores também não poderão participar muito do processo criativo por falta de habilitação/compreensão ou estar fora de sua função que é vender, por demandar tempo.

Ao contrário do Designer Interiores, habilitado que leva em consideração questões ergonômicas, físicas, tecnológicas, financeira, possui intimidade no processo criativo. O mesmo desenvolverá/desenhará um mobiliário exclusivo, bem elaborado e mais sofisticado. Além de compatibilizar os trabalhos da loja de modulados com o marceneiro, ou seja, o Designer trabalha com ambos, buscando a melhor solução para um mesmo projeto.